Porquê a NR10 faz diferença na sua empresa?

29 de novembro de 2018 0 Por admin

O que é a NR 10?

Trata-se de um conjunto de procedimentos e requisitos da área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade com o objetivo de garantir condições mínimas de segurança e a saúde dos trabalhadores de forma direta e indireta.

Em quais empresas a NR 10 é aplicada?

A NR – 10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade) é aplicável a todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados, assim como que desenvolvam atividades referentes às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Riscos nas Instalações e Serviços Elétricos:

Os riscos são normalmente elevados, que podem levar de lesões de pequena a grandes. Mesmo quando expostos a eletricidades de baixa tensões, a eletricidade pode representar grande perigo. Sua ação mais nociva a saúde é a ocorrência do choque elétrico com consequências diretas e indiretas (quedas, batidas, queimaduras e outros, por esse motivo, as medida de controle coletivas e individuais são extremamente necessárias.

Medidas de Controle:

São todas as medidas preventivas para o controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, com análise técnica de risco para garantir a segurança e a saúde no trabalho. É importante também entender que as medidas de controle não devem se limitar a utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), deve-se levar também em consideração o treinamento e formação do profissional, a elaboração do mapa de risco e a identificação de riscos adicionais.

O maior risco que existe no trabalho em eletricidade é de fato de uma descarga elétrica no colaborador. Dependendo das condições e intensidades da corrente, as consequências podem ser desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular, que muitas vezes pode levar á morte.

A Powercamp possui profissionais especializados e capacitados para emitir laudos e realizar as regularizações necessárias para que sua empresa esteja dentro das normas vigentes.