Monitoramento do Permutador de Calor

11 de outubro de 2019 Off Por admin

Fale com Equipe Powercamp

WhatsApp Powercamp

Serviço de Monitoramento do Permutador de Calor

Plantas de processamento podem ter centenas de trocadores de calor, que podem ser obstruídos ao longo do tempo, afetando diretamente a capacidade de produção, os custos de manutenção e o consumo de energia. A obstrução do permutador de calor pode ser acelerada por diversos fatores, incluindo sedimentação, corrosão, decomposição e cristalização. No entanto, devido à dificuldade e ao alto custo de monitoramento percebido em tempo real, muitos trocadores de calor só podem ser verificados periodicamente, durante as rondas de campo. Os operadores, utilizando métodos de medição visuais e manuais, são muitas vezes desafiados a identificar sinais de contaminação e, ao longo do tempo, ocorre o acúmulo. O acúmulo impede a transferência de calor, reduz a taxa de transferência e eleva o consumo de energia. Os custos de energia sobem quando a obstrução exige que mais calor seja fornecido para atender uma mudança de temperatura necessária.

Não seria ótimo se você pudesse sustentar a capacidade de produção ideal e conter as perdas de energia em até 10% a cada ano, sabendo sempre com antecedência a hora de limpar os trocadores de calor? Ambos os resultados são possíveis com a utilização da solução de monitoramento das condições do permutador de calor. Ela fornece medições de temperatura e pressão que são tendenciadas, abordadas e analisadas para alertar os operadores sobre possíveis problemas de obstrução ou projeto antes que eles surjam. Essas ferramentas fornecem aos seus operadores a transferência de calor calculada, o coeficiente de transferência de calor do trocador, fatores obstruentes e o custo de degradação; todas as informações que seus engenheiros necessitam para manter seus trocadores de calor funcionando com desempenho otimizado.

A solução de monitoramento da condição do permutador de calor da Powercamp é construída em torno de instrumentos e softwares prontos para o uso. Os transmissores de pressão wireless são utilizados para detectar o aumento da pressão diferencial entre os lados quente ou frio do permutador de calor, indicando que um determinado permutador necessita de limpeza. Os medidores de vazão por PD wireless medem a vazão através de cada lado do permutador, para cálculos de transferência de calor e detecção de alta taxa de obstrução. Os transmissores de temperatura da Novus, podem monitorar até oito canais de temperatura (modelo standard), permitindo a medição dos diferenciais de temperatura de entrada/saída para os lados quente e frio do permutador. Um gateway wireless AIRGATE 3G da Novus conecta redes auto organizadas de instrumentos aos sistemas host e aos aplicativos de dados.

O pacote PManager da Powercamp: Os gráficos de ativos para operações fornecem, em tempo real, telas gráficas que indicam o funcionamento anormal, incluindo alta taxa de obstrução ou notificações de “limpeza necessária” do permutador. A implementação do monitoramento das condições do permutador de calor pode melhorar seu planejamento de recuperação, permitindo o agendamento preciso das limpezas dos trocadores de calor mais obstruídos, a fim de sustentar a transferência de calor ideal e reduzir a perda de energia em até 10%.

O monitoramento das condições do permutador de calor tem produzido grandes resultados para as refinarias de petróleo. Em cada refinaria de petróleo existem centenas de trocadores de calor. A obstrução gradual dos trocadores de calor reduz a transferência de calor, tornando necessária uma maior queima de combustível. Eventualmente, o aquecedor bruto atingirá sua capacidade máxima, o que pode limitar a produção da refinaria e reduzir a qualidade do produto. A adição de instrumentos de pressão e temperatura wireless é econômica e de fácil implementação, e dá visibilidade aos operadores no desempenho do permutador de calor. Com o monitoramento das temperaturas de entrada e saída e os vazões de processo de ambos os lados, quente e frio, os operadores podem diminuir o uso de combustível e reduzir os custos de energia, bem como garantir a melhor utilização da unidade e a qualidade mais consistente do produto.