Monitoramento de Purgadores de Vapor

11 de outubro de 2019 Off Por admin

Fale com Equipe Powercamp

WhatsApp Powercamp

Serviço de Monitoramento e Purgadores de Vapor

A maioria das plantas industriais utiliza o calor do vapor para fornecer a energia que conduz os processos. Os componentes óbvios desse sistema de vapor são as caldeiras e as linhas de distribuição de vapor. Um componente crítico do sistema de vapor que é frequentemente esquecido são os purgadores de vapor — as válvulas mecânicas que deixam a água condensada fora de seu sistema, mantendo o vapor dentro. Uma grande planta pode ter milhares de purgadores de vapor distribuídos em todo o sistema de vapor. Quando um purgador de vapor falha, isto pode acontecer de duas maneiras: aberto ou fechado. Um purgador de vapor aberto permite o vazamento do vapor, desperdiçando energia valiosa. Um purgador de vapor fechado permite que a água condensada se acumule no tubo de vapor, criando problemas de confiabilidade e causando eventos chamados “martelo de água” que podem danificar o sistema de vapor e qualquer equipamento conectado à planta.

Purgadores de vapor têm uma vida útil média esperada de cerca de cinco anos, portanto, a
substituição regular de purgadores defeituosos é essencial para o bom funcionamento de seu sistema de vapor. Os purgadores de vapor defeituosos nem sempre são evidentes. Normalmente, eles são detectados durante rondas de inspeção manual, que são agendadas apenas uma vez por ano, ou até com menos frequência. Uma conta de energia elétrica típica de uma planta pode ser de US$ 20 milhões a US$ 30 milhões por ano, de acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos(1), “Em sistemas de vapor que não receberam manutenção por três a cinco anos, entre 15% e 30% dos purgadores instalados pode ter falhado, permitindo o escape de vapor vivo”.

Um transmissor acústico wireless pode ser instalado, monitorando continuamente os purgadores de vapor e identifica os purgadores defeituosos imediatamente. O dispositivo em si é não intrusivo e muito fácil de instalar: ele é simplesmente anexado ao tubo com cinta de fixação de aço inoxidável, acima do purgador de vapor. Pequeno e leve, este dispositivo pode ser facilmente instalado em locais apertados e áreas de risco. Recomendamos o monitoramento de todos os seus purgadores críticos: aqueles que têm alto potencial de perda de vapor, se houver falha ao abrir, e aqueles que desempenham um papel fundamental em seu processo.