Prevenção a Vidas – Anuário Abracopel

19 de fevereiro de 2019 0 Por admin

Muito têm se falado sobre acidentes com incêndios causados por más instalações elétricas.

Infelizmente o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com mais mortes por incêndio.

A constatação se baseia no cruzamento de dados do SUS e com uma pesquisa realizada pela Geneva Association (Associação Internacional para Gerenciamento de Risco)

Contar com a sorte, ignorar a legislação vigente, a não obrigatoriedade de equipamentos de segurança contra incêndios em muitas edificações e a falta do prontuário de instalações elétricas nos estabelecimentos, são os fatores que mais contribuem para as causas de acidentes elétricos no país.

O trabalho com eletricidade requer um planejamento minucioso e cuidados extremos, a ativação ou operação não intencional de equipamentos durante o serviço, instalação ou manutenção pode resultar em ferimentos graves, por isso deve ser realizado por profissionais preparados e por empresas que atestem e garantam o serviço prestado, com laudos de acordo com a norma vigente, afinal são vidas que estão em jogo.

A fragilidade dos sistemas, a falha na aplicação das leis e na manutenção de equipamentos destinados a segurança de instalações nos leva a um dado alarmante relacionados aos incêndios no país.

Cabe a todos nós a conscientização sobre os potenciais riscos que estamos expostos em nosso dia a dia, seja no trabalho ou no lazer.

Fonte: O Portal Elétrico, Instituto Sprinkler Brasil, Anuário Abracopel 2018.