TERMOGRAFIA

A

análise termográfica é uma técnica de diagnóstico baseado em um ensaio não destrutivo (END), que utiliza câmeras e sensores infravermelhos para medição de temperatura e distribuição de calor, com o objetivo de detectar problemas em sua fase inicial e precisamente no local afetado.

Com essa técnica, caso haja desconfiança de alguma situação, não é necessário interromper processos, desmontar equipamentos ou quebrar paredes para inspeção.

Nosso foco principal é no monitoramento de painéis elétricos diversos, desde OGBT´s, painéis de máquinas, painéis de controle e cabeamento e afins.

O olho humano só enxerga uma pequena parte de todas as radiações existentes. Chamamos a parte que podemos enxergar de radiação visível, ou espectro visível, mais conhecida pelas cores do arco-íris. O espectro visível vai da cor vermelha, que tem menor energia, até a violeta, cor mais energética.

Fora deste espectro visível, temos o infravermelho (inferior) e o ultravioleta (superior), além de outros tipos, como ondas de rádio, micro-ondas, raios x e raios gama. Estamos interessados aqui somente na radiação infravermelha.

Todos os seres vivos e objetos emitem radiação, e essa radiação ocorre em função da temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de radiação. A radiação associada à temperatura é a radiação infravermelha.

Em altas temperaturas, a partir de 500ºC, a radiação começa a entrar no espectro visível. Quando derretemos metal, esquentamos a resistência de um forno elétrico ou o carvão está em brasa, por exemplo, os materiais ficam avermelhados. Fora esses casos específicos, nosso olho não consegue enxergar calor, e precisamos da ajuda de câmeras.

Câmeras Infravermelhas

As câmeras infravermelhas são capazes de detectar esse tipo de radiação e transformá-la numa imagem visível ao olho humano. Essa imagem, a princípio, é convertida em tons de cinza, indo do preto — para objetos frios — ao branco — para objetos quentes.

É necessário um software para interpretar e converter a imagem para que seja colorida.

A termografia pode ser feita de duas maneiras:

- Passiva: onde os próprios objetos servem como fonte de energia, a câmera capta as imagens de acordo com a diferença de temperatura desses objetos com o fundo.

- Ativa: é necessário ter algum tipo de fonte, a energia emitida é refletida pelos objetos em estudo e captada pela câmera.

A POWERCAMP faz essa análise nas instalações de sua empresa.