PROJETOS E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

A

automação industrial pode ser caracterizada como o processo que ajuda desenvolver mecanismos com a capacidade de melhorar a produção de produtos e serviços de uma empresa, melhorando assim a produtividade, reduzindo custos e aumentando a qualidade.

Ao usar máquinas e equipamentos modernos e que oferecem automação industrial é possível não apenas reduzir o consumo de energia, mas também de custos aleatórios, tendo assim, um conjunto de elementos que operacionalizam as atividades da empresa.

Esses elementos podem ser diversos tipos de hardware agregados a um software, os quais podemos citar, CLP (Controlador Lógico Programável), Inversor de frequência, Servo drive, IHM (Interface Homem Máquina), Motores e Redutores, Reles Industriais, Fontes de alimentação, Temporizadores, Medidor de energia, Protetor de surto, Sensor Indutivo, Sensor Capacitivo, Sensor Fotoelétrico, Sensor Ultrassônico, entre outros, cuja função é melhorar o processo produtivo e energético das empresas.

Os recursos tecnológicos para retrofiting de equipamentos são o mais importante diferencial na Automação Industrial.

Abaixo mais algumas vantagens da Automação Industrial:

- Na Indústria 4.0, a construção de um grande banco de dados provenientes dos processos produtivos do chão de fábrica já é uma realidade, bem como o tratamento instantâneo dessas informações, fundamental para a tomada de decisões assertivas e em tempo real;

- Possibilidade de gerir ativos por meio de tecnologias de monitoramento que preveem a ocorrência de falhas e avaliam os gastos com manutenção, evitando assim contratempos operacionais, perdas de matéria prima, prologando a vida útil das máquinas.

- Maior segurança na operação das máquinas, pois uma pessoa pode acidentalmente cometer erros durante o trabalho, no entanto, um sistema industrial automatizado não comete erros, porque é operado por computador. E por isso, a probabilidade de acidentes são mínimas.

A importância da automação industrial dentro das empresas reflete a necessidade não apenas da constante diminuição dos custos de produção como também as exigências cada vez maiores do mercado que se baseia em padrões de qualidade para aquisição dos produtos. Com um consumidor cada vez mais crítico, a adoção de cadeias produtivas especializadas que assegurem o abastecimento contínuo dos estoques com qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência dessas indústrias, em especial nos grandes centros.

Todos os nossos projetos utilizam hardware Powersaving by Powercamp, cujo desenvolvimento é voltado para a economia de energia. A POWERCAMP possui o know-how para o estudo, planejamento e implantação de projetos de automação industrial.