LAUDOS NR10 E NR12

O

Ministério do Trabalho estabeleceu uma série de normas regulamentadoras de segurança e requisitos obrigatórios para garantir a proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores, as normas mais significativas são a NR 10 e NR12.

A principal diretriz da NR 10 é resguardar a segurança dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com instalações elétricas, e da NR 12 é assegurar critérios de proteção de máquinas, equipamentos e áreas operacionais com tráfego de pessoas.

As exigências para Laudos NR10:

O Laudo Elétrico NR10 é essencial para regularizações de instalações elétricas industriais, prediais e comerciais, que visam a segurança e perfeitas condições dos sistemas elétricos de sua empresa, conforme exigido pelo Ministério do Trabalho. O objetivo desse Laudo, é conceder segurança para trabalhadores que atuam em serviços elétricos, já que as maiores causas de acidentes e incêndios são instalações com sobrecargas, instáveis e mal planejadas. Com base no estudo realizado, que constará nos Laudos, os engenheiros elétricos estão aptos a apresentar e implementar medidas de segurança viáveis para a correta adequação das instalações elétricas do estabelecimento, garantindo assim, máxima estabilidade, garantia e conformidade com as Leis de segurança do país.

As adequações a NR 12, contemplam:

- Inventário de Máquinas;
- Análise preliminar de riscos;
- Projeto Elétrico, Pneumático e Hidráulico:
- Proteções Fixas e Monitorada;
- Laudo de conformidade com ART;

O inventário de máquinas e equipamentos (IME), é um documento exigido pelo item 12.153 da NR 12, e serve como base para o processo de análise de risco, diagnóstico e laudo de adequação das máquinas e equipamentos.

A POWERCAMP oferece a elaboração dos Laudos NR10 e NR12 e também a implementação das possíveis soluções, após diagnóstico adequado.